A Associação

Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo
A APAIS da Escola EB1 de Fonte Grossa de Santa Marta de Portuzelo está em actividade desde 2005, tendo sido os seus estatutos publicados no Diário da República nº 146, 2ª série, página 13539 e seguintes, de 31 de Julho de 2006. Ao longo destes últimos anos a Associação tem apostado na parceria e apoio à Coordenação do Estabelecimento, fazendo um paralelo com os vários organismos que estão directamente relacionados, com a comunidade envolvente, tendo sempre em conta a melhoria das condições nas ofertas aos alunos e a diversificação das suas actividades. Temos organizado vários eventos, onde destacamos: 1.Apoio aos Pais; 2.Palestras e Sessões de Esclarecimento; 3.Actividades de Ocupação dos Tempos Livres; 4.Marchas Populares; 5.Apoio na realização de livros; 6.Apoio na realização do Jornal da Escola; 7.Divulgação das actividades. Os interesses da Associação passam sempre pelos interesses dos alunos. A Associação quer continuar a participar activamente, por isso junte-se a nós e é com o contributo de todos que poderemos melhorar a nossa forma de estar. Participe nas nossas actividades e divulgue-as. A Associação somos todos nós. A Direcção

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Apresentação da Escola à comunidade





Será no próximo dia 20 (sábado), pelas 15h, a cerimónia de apresentação à comunidade Santamartense do novo edifício escolar para o Ensino Pré-escolar e 1º Ciclo Básico.

Estão a decorrer os preparativos para uma cerimónia relativamente simples que servirá para que alunos e pais tomem conhecimento das condições que este novo edifício comporta.

A Associação tem acompanhado de perto a construção, sendo da responsabilidade da Câmara Municipal, e todos os seus técnicos, todas as opções tomadas para a construção do edifício.

O dia 22 de Fevereiro será o primeiro dia de actividades lectivas no Centro Escolar de Santa Marta de Portuzelo. Com este edifício acabam-se os transtornos inerentes à Cantina Escolar, que implicou que durante quatro longos anos os alunos tivessem que se deslocar de autocarro para o Centro Paroquial, com todos os transtornos causados por esta situação.

Depois de muitas datas lançadas, não tendo o tempo de Inverno ajudado, pensamos que estão reunidas as condições para usufruir das excelentes condições proporcionadas pelas novas instalações.

Não poderíamos deixar de agradecer à Câmara Municipal todo o investimento feito, reconhecendo o esforço em proporcionar às crianças de Santa Marta de Portuzelo as melhores condições para um ensino de excelência.

3 comentários:

  1. esperamos tanto tempo pela escola nova por melhores condições mas afinal os nossos filhos não podem fazer nada porque podem estragar tanta regra por a escola ser nova??????????os meninos preciçam de brincar ?não

    ResponderEliminar
  2. Corpo docente e não docente do Centro Escolar18 de março de 2010 às 22:35

    Em face do Comentário "esperamos tanto tempo pela escola nova por melhores condições mas afinal os nossos filhos não podem fazer nada porque podem estragar tanta regra por a escola ser nova??????????os meninos preciçam de brincar ?não" o corpo docente e não docente do Centro Escolar achou conveniente manifestar o seu desagrado perante o referido:
    Durante cerca de 80 anos o 1º ciclo funcionou na EB1 de Fonte Grossa, porque os nossos antecessores a preservaram.
    As regras existentes nesta Escola foram elaboradas e aceites por todos os intervenientes no processo ensino/aprendizagem (alunos, professores e assistentes operacionais). São portanto, para cumprir! É obrigação de todos os que agora a frequentam deixá-la em bom estado para os vindouros. Todos temos o dever de a conservar!
    As nossas crianças não podem brincar? Podem, sim senhor, mas têm que respeitar os outros e os espaços.Medo de estragar? Não, necessidade de estimar.O Estabelecimento foi construido com o esforço de alguns, o trabalho de muitos e os impostos de todos nós.
    Nas nossas casas não existem regras? Permitimos que os nossos filhos a destruam, ou façam o que lhes apetece? Na sociedae não há regras? Uma sociedade é tanto mais livre e democrática quanto melhor são cumpridas as regras!
    Se temos direitos, também temos deveres!

    ASSINA TODO O CORPO DOCENTE E NÃO DOCENTE DO CENTRO ESCOLAR DE SANTA MARTA DE PORTUZELO

    ResponderEliminar
  3. A Associação de Pais criou este espaço “internético” no intuito de divulgar informação relacionada entre a Escola e a Associação. A gestão e publicação dos comentários é dever da Direcção, contudo os comentários proferidos são da responsabilidade dos autores. Por questões pessoais os titulares podem não querer divulgar a sua identidade. Porém, numa sociedade livre e democrática, a divergência de opiniões e consequente discussão tem por objectivo a construção de uma sociedade mais harmoniosa. Respeitamos as opções, mas era mais construtivo a partilha frontal destas diferenças.
    Como Pais temos a obrigação de interferir construtivamente na sociedade. Devemos reivindicar todos os nossos direitos e os direitos dos nossos filhos. Sabemos que eles são seres que estão em constante aprendizagem e o que a nossa sociedade nos vai ensinando é que também temos responsabilidades. Quanto mais cedo percebermos que não vivemos num estado de anarquia, mais cedo nos revemos na sociedade que todos construímos.
    A mudança para um espaço novo implicou, também, a mudança de algumas exigências e atitudes. Deveremos ser os primeiros a exigir dos outros o respeito por todo o património que também é nosso. Estou certo que brincar não é destruir, contudo hoje vivemos numa sociedade que aprendeu, erradamente, que tudo é perdoável.
    Deveríamos todos, talvez reflectir sobre o significado da palavra “brincar” e comparar com a opinião de uma criança de 6 ou 10 anos, um adolescente de 14 ou 17, e um adulto de 30 ou 60 anos.
    Quando eu me ponho a pensar nas minhas brincadeiras, lembro-me de…

    Presidente da Associação de Pais de Fonte Grossa

    ResponderEliminar